quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Recuo das Negociações em Copenhague

Copenhague - A Ministra da Casa Civil Dilma Russef respondia perguntas de dirigentes de Ongs e representantes sindicais quando foi surpreendida com a informação que o texto final da Conferência falava de proteção a florestas, mas não do modo defendido pelo Brasil. O texto segundo ambientalistas do WWF e Greenpeace estaria muito mais voltado aos interesses Norte-americanos.

Os americanos defendem que países ricos invistam em replantio de florestas. Ao contrário brasileiros querem financiamentos para evitar devastação das florestas hoje preservadas. Decisão que beneficiaria diretamente a Região Amazônica.

A ministra se reuniu a portas fechadas com representantes das ONGs para definir argumentos contra a investida americana. A reviravolta fez esquentar o clima e até 1 hora da madrugada ainda havia delegados no Bella Center, o Centro de Convenções onde a Convenção é realizada. É consenso que os mecanismos de defesa de florestas, os REDDs estarão no documento final, mas dificilmente serão definidos agora em Copenhague os critérios dos financiamentos. Uma decepção para delegados brasileiros.

Um comentário:

  1. Daniela, Suas reportagens são espetaculares!Ví voce no Monte Roraima quando sua ida até lá foi um verdadeiro furo de reportagem!Depois a NATGEO e o Discovery foram tambem.Seu Blog está ótimo! Meu email é : acajutuba@acajutuba.com e o meu site de fotos amazônicas é:www.panoramio.com/user/964185

    ResponderExcluir