sábado, 16 de janeiro de 2010

Olhos na Escuridão


Fome, miséria, casas em escombros. Crianças perambulam pelas ruas sem sapatos, sem comida. Adultos, aos milhares, sentados nas esquinas com um olhar distante, à espera de um futuro que nunca chega. Esta não é uma descrição atual. Era o Haiti que conheci em Outubro de 2008. Impossível imaginar um cenário pior que aquele, mais aterrador, mais caótico.

Á noite de terça-feira, 12 de Janeiro de 2010, tornou a realidade, inacreditavelmente, ainda mais aterrorizante. Quem já transitou pelas ruas de Porto Príncipe em um dia normal, sem faróis, sem leis de trânsito, com lixo e entulho nos cruzamentos, pode imaginar a dificuldade que as equipes de socorro estão enfrentando. Não há caminhões, tratadores ou qualquer máquina que possa ajudar na remoção de escombros.

Os equipamentos mais modernos que existem no Haiti são os da ONU que estão sob a responsabilidade da Companhia de Engenharia do Exército Brasileiro. Em 2008 eram pouco mais de 20 caminhões e tratores que reconstruíam estradas e pontes. O número é sem dúvida insuficiente para a tragédia. E ainda que fossem em maior número, como chegar no alto dos morros com a obstrução das vias por prédios que caíram ou estão prestes a ir ao chão?

Os hospitais já não tinham leitos e remédios suficientes. Agora não há hospitais. A comida ficava exposta pelo chão do mercado de Bel Air e era vendida a quem ainda podia pagar por ela. Entre hortaliças sem nenhum viço, eram oferecidas aos fregueses broas de terra. Sim, terra amassada com um punhado de farinha torrada ao sol saciava a fome extrema. Agora, onde conseguir qualquer tipo de comida?

80% da cidade vivia as escuras. Não havia energia elétrica para 8 em cada 10 moradores da capital. Durante a noite, a escuridão no bairro de Cite Soleil - que já foi o lugar mais perigoso do mundo - só era quebrada pelos faróis dos blindados da ONU que conduziam os soldados brasileiros nas patrulhas. Quando a luz de uma lanterna quebrava o breu, podíamos ver que ali, aos milhares, pessoas se amontoavam pelas esquinas para passar a noite que parecia nunca terminar. O que a televisão e a internet nos mostram é este caos muitas vezes multiplicado.

Há muito não há água em boas condições no Haiti. As florestas foram completamente dizimadas para a produção de carvão vegetal. Os rios foram açoriados, lama desce os morros e corre pelas margens na direção do oceano. As favelas da capital ficam junto ao mar. Num sobrevôo é fácil ver a mancha escura de esgoto que circula Porto Príncipe.

Por isso, água potável já era há dois anos, um item raro e disputado. Durante uma distribuição em um carro pipa organizada por militares brasileiros, uma senhora disse: - Esta aqui, minha filha, é água boa. Vou guardar. Para mim e para minha família de cinco pessoas vai dar para uma semana. Ela segurava um balde de pouco mais de cinco litros nas mãos...

4 comentários:

  1. é muito apavorante ter que ver aquelas imagens, pessoas reais, um mundo que existi, uma situaçao de panico que realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Minha eterna Cunhã-Poranga do nosso Caprichoso. Sou leitor do seu blog e fiquei emocionado com sua matéria sobre o Haiti. Tomei a liberdade de copiar para colocar no nosso jornal impresso O JORNAL DA ILHA para que Parintins leia. Peço autorização para colocar no nosso site: www.ojornaldailha.com, No jornal impresso está com todos os créditos. Parintins, seus fãs, sua gente, nós que a amamos, temos que ler sua matéria. fica com deus, sucesso. Seu fã.
    Carlos Alberto Frazão
    Parintins, AM (92) 8118-6724
    frazao@ojornaldailha.com

    ResponderExcluir
  3. Parabens Daniela por tua reportagem no Globo Repórter sobre o povo do Amazonas. Até que enfim um que valeu a pena assistir. Voce o tornou impessoal, e isso fez a diferença.
    Acho que o fato de voce ter convivido com esse povo fez com que a matéria tivesse um contexto carinhoso, sem ser piegas.
    Novamente, parabéns. (Aprende com ela pessoal da Globo)

    Márcio Galafassi
    Jundiaí-SP

    ResponderExcluir
  4. ola Daniela eu sou o cabo adriano, vc fez uma reportagem na distribuição de agua la no haiti comigo,bom eu queria reve-la mais não consigo pois a mesma sumiu do sistema da globo me ajuda a reva-la te agradeço amiga.

    ResponderExcluir