segunda-feira, 22 de março de 2010

A Amazônia: paraíso tropical ou inferno verde?

Muito se fala sobre a Amazônia. É moda. Mas você já parou para pensar que as mesmas idéias são sempre recorrentes? São quase variações sobre temas muito parecidos? Não estou falando só de jargões, frases lugar-comum tipo “rios são estradas” ou “o tapete verde visto de cima” ou ainda - a pior de todas - “no coração da Amazônia”. Não falo de simples palavras, expressões, mas do que está por trás das letras.

Filmes, livros, reportagens de jornal ou tv mostram (quase sempre) dois extremos. De um lado a exuberância de rios, selva, animais. E tudo em estado bruto, natural, o éden na terra. È a “farmácia do mundo”, “o paraíso ecológico”, “a maior floresta tropical do planeta”. Se trocar de canal, virar a página ou navegar um pouco mais na internet, vai encontrar também “o lugar de chuvas e sol inclementes”, “uma multidão de insetos”, “o faroeste caboclo com doenças, grilagem, devastação da mata e do homem”.

Não é de hoje. Desde os séculos XVIII e XIX, época das grandes expedições européias ao Vale Amazônico que são feitos registros de uma Amazônia extremada. A exuberância da natureza e a grandiosidade dos cenários, dos desafios, marcaram profundamente os relatos daqueles cronistas. Nunca faltaram registros de mitos, muitos deles encontrados entre as populações nativas, outros criados pelos colonizadores, todos igualmente contribuintes para descrições exageradas. A localização de “paraíso” ou “inferno” é freqüente nos relatos dos viajantes.

Gravura Viagem Filosófica de Alexandre Rodrigues (1783-1792) .Ed SEC do AM

A representação da Amazônia que temos hoje foi elaborada sim por diferentes culturas, com diferentes interesses ao longo da história. Não foi um processo de dentro para fora, muito pelo contrário. Com a grande mídia, o fenômeno se multiplica. As representações da Amazônia evocam uma as outras, articulam-se em sistemas simbólicos e são compartilhados pelo coletivo através da imagem áudio-verbo-visual.

A Amazônia que você vê, lê ou ouve hoje em dia vêm sendo construída ao longo de cinco séculos no imaginário da humanidade. Por tanto devemos nos questionar: Será que não enxergamos a Amazônia apenas pela percepção do estrangeiro? Entranha, exótica, inusitada... O que nós, comunicadores da Amazônia, podemos fazer para trocar os mitos pelo cotidiano, o exótico pela melhoria social, o preconceito pela informação?


Vídeo: Amazônia: Olhar Interativo Pós-Fucapi (2008)
Imagens: Cedoc - TV Amazonas
Edição: Arnaldo Gama

9 comentários:

  1. Gosto muito de Manaus, só que acho o clima muito quente, em horários extremos fica difícil até respirar. Temos a maior bacia hidrográfica e floresta, acho que deveria ser bem ventilado. Fora isso gosto muito daqui, esse paraíso verde escondido.

    ResponderExcluir
  2. Entendo o seu ponto de vista, agora a pergunta: “O que podemos fazer para desmistificar a Amazônia”?
    Acredito que exista muito mais que isso na Floresta, não falando apenas de Manaus, poderia começar pelo seu blog, contar aqui mais sobre a cultura local, as bumbadas, as Cirandas a vida da floresta... E também o que fazemos para preservar, pois todo o resto do país diz a mesma frase: “Precisamos preservar a nossa Floresta” correto? Mas o que cada um faz para esta preservação? O que podemos fazer para contribuir na preservação da floresta? Seria somente economizar água potável? Pisar mais leve no acelerador de nossos carros? Pois o que continuam dizendo no resto do pais é: “Estamos acabando com a nossa floresta” só que sentados sem saber o que fazer, criticar e esperar pelas autoridades é fácil, pois nossos impostos estão sendo pagos em dia, certo? Ou deveriam estar sendo pagos.
    Daniela, o que nós do resto do país podemos fazer para ajudar? Acho que este assunto seria muito importante, mesmo já sabendo o que devemos fazer, mas mesmo assim não saímos de nossos sofás para nada.
    Jefferson
    jorsolon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cara Daniela:
    Durante meus estudos sobre a Amazônia, utilizei matérias feitas por vc, para me atualizar. O que me valeu grandes atualizações nos meus conhecimentos. Minhas congratulações e espero que continue com todo este entusiasmo e profissionalismo!
    Fábio Amaral

    ResponderExcluir
  4. Prezada Daniela.
    Pertinentes seus questionamentos. Acho que se pudéssemos citar dois fatores para entender ou explicar alguns porquês dessas questões, poderíamos eleger o papel da mídia, e a educação.
    Você é a "cara" do Amazonas nos programas da Globo. Vejo você no Bom Dia Brasil, no Jornal Hoje, no Jornal Nacional, no Jornal da Globo, No Globo Repórter, No Globo Rural...(faltou algum?) e nas programações da Globo News (nos "em cima da hora" e "via brasil", além do Jornal das Dez e outros). São raras as vezes que não é você que apresenta as matérias...
    Isso mostra o que, para nós que te assistimos? Para mim, mostra que hoje só existe uma jornalista bem qualificada na principal emissora de TV do Amazonas.
    Agora, voltando ao "porquê" relacionado ao papel da mídia. Os telejornais das emissoras locais são muito fracos. As reportagens de qualidade são feitas por você, "sob encomenda" para a Globo. E depois "a gente mostra aqui" nos telejornais locais. É o que parece.
    Ou seja, temos que ter divulgação primeiro aqui, para os amazônidas. E depois para fora. E não o contrário. A impressão que tenho é que a emissora não está disposta a assumir os custos da viagem/reportagem. Lembra do JN no ar em Tefé? Achei que o Fábio Melo foi de carona a Tefé transmitir ao vivo um papo com o Ernesto Paglia... lamentável.
    Quanto a educação, acho que enquanto nossos alunos não estudarem a Amazônia, não praticarem as coisas da Amazônia na Escola, nada mudará.
    Vou limitar os comentários ao nosso Estado. Basicamente os grandes profissionais do Amazonas são formados em Manaus. Mas não são profissionais de realidades amazônicas. São profissionais voltados a dois setores da economia: a indústria (PIM) e aos serviços.
    É comum assistirmos nos programas de TV, entrevistas com biólogos, oceanólogos, e outros "ólogos" quando uma baleia encalha em praias de Santa Catarina, quando há problemas na pesca para moradores de cidades do sul, ou mesmo questões da agricultura e pecuária...
    Mas nunca vi um especialista local falando de algum tema da nossa região. Exceto aquele rapaz da CPRM... só dá ele nas vazantes e nas cheias e nas terras caída.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    José Miguel
    www.viagensenegocios.com.br

    ResponderExcluir
  5. Daniela, qual seu email?

    manda no meu?

    mlcallegaro@gmail.com

    ps: Gravamos uma matéria juntos em Abril desse ano.

    ResponderExcluir
  6. Daniela, me perdoe, sei q esse não é o local apropriado pra fazer isso. Mas gostaria de te sugerir uma pauta de utilidade pública, os brasileiros que viajam de carro para a Venezuela estão sendo extorquidos pela polícia venezuelana. Comuniquei o consulado e a polícia federal mas não deu em nada.

    Pedro. Cintramachado@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa noite.

    SALMO 9
    1 EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
    2 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
    3 Porquanto os meus inimigos retornaram, caíram e pereceram diante da tua face.
    4 Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente;
    5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios; apagaste o seu nome para sempre e eternamente.
    6 Oh! inimigo! acabaram-se para sempre as assolações; e tu arrasaste as cidades, e a sua memória pereceu com elas.
    7 Mas o SENHOR está assentado perpetuamente; já preparou o seu tribunal para julgar.
    8 Ele mesmo julgará o mundo com justiça; exercerá juízo sobre povos com retidão.
    9 O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
    10 Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam.
    11 Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus feitos.

    ficou legal o blogger
    qunando der visite o meu
    abraços

    ResponderExcluir
  8. OI DANI SOU O ELTON, E TAMBÉM TENHO UM BLOG VOCÊ ESTÁ NELE NO POST SOBRE O CONCERTO DE NATAL 2011 ;D FOI UM PRAZER CONHECER VOCÊ.

    http://eltonelves.blogspot.com

    ESSE É O MEU BLOG ^^^

    ResponderExcluir
  9. Olá Daniele, adorei seu blog .
    Pinto sobre a cultura índígena e a diversidade da Amazônia. Atualmente estou expondo "Amazônia, paraíso tropical" na galeria do SESC Niterói. Veja meu blog:
    http://artenaifdeberenicbere.blogspot.com.br/2014/10/brasilindio-50-x-80-cm-boto-rosa-80-x.html

    ResponderExcluir